MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

segunda-feira, 8 de junho de 2009

PLANEJAMENTO DO PRIMEIRO ENCONTRO: AULA INAUGURAL


PLANEJAMENTO DO ENCONTRO DO GESTAR II – AULA INAUGURAL

DATA: 18 DE MAIO DE 2009

PROFESSORA-FORMADORA: Edileusa Moreira da Silva Fernandes

COORDENADORA MUNICIPAL: Zildiley Moreira da Silva

OBJETIVOS:

  • Informar a comunidade escolar, em especial, aos professores de Língua Portuguesa e Matemática sobre o GESTAR II no município;
  • Apresentar, através do Guia Geral, o GESTAR II, sua importância para a escola e alunos de sexto ao nono ano;
  • Discutir, junto aos professores, os objetivos, propostas e metas do GESTAR II;
  • Distribuir os Kits oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação e o material do GESTAR para os professores;
  • Explicar sobre o dever de casa e pedir para que os professores-cursistas leiam as unidades 09 e 10 para serem discutidas no próximo encontro.

METODOLOGIAS:

  • Uso de multimídia para a apresentação do GESTARII através do POWER POINT;
  • Leitura compartilhada de uma reflexão;
  • Exibição e discussão do vídeo O SABER E O SABOR;
  • Apresentação do material do GESTAR;
  • Discussão sobre o material;
  • Encaminhamentos de estudo das unidades 09 e 10 para o próximo encontro.

AVALIAÇÃO:

  • O encontro será avaliado continuamente, através da participação do professor-cursista nas discussões e interação nas atividades desenvolvidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL, Ministério de Educação: Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, Guia Geral, Secretaria de Educação Básica 2008


  • PLANEJAMENTO DO 2º ENCONTRO DO GESTAR II
    DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

    CONTEÚDO: TP3, unidades 9 e 10

    NÚMERO DE CURSISTAS:: 05

    PROFESSORA-FORMADORA: Edileusa Moreira da Silva Fernandes

    COORDENADORA MUNICIPAL: Zildiley Moreira da Silva

    OBJETIVOS:

    • Assistir ao vídeo “ Ler devia ser proibido” para discutir a importância do ato de ler, compreender e utilizá-lo na sociocomunicação;
    • Discutir sobre o nível de leitura em sala de aula fazendo um paralelo com a proposta do GESTAR;
    • Estudar as unidades 9 e 10, identificando os diversos gêneros textuais, refletindo sobre as atividades do TP3;
    • Analisar propostas de atividades do AAA, e escolher as que poderão ser aplicadas na sala de aula;
    • Ler coletivamente o avançando na prática das seções 1, 2e 3 da unidade 10, analisando-os e fazendo a escolha para a execução na sala de aula;
    • Elaborar planejamento para o desenvolvimento da oficina na sala de aula;

    METODOLOGIA:

    · Execução de vídeo;

    · Leitura compartilhada;

    · Point power com o conteúdo das unidades 9 e 10;

    · Estudo dirigido;

    · Atividades coletivas;

    · Socialização de estudo;

    · Aula expositiva e dialogada;

    · Simulação de oficina.

    AVALIAÇÃO:

    • O encontro será avaliado continuamente, através da participação do professor-cursista nas discussões e interação nas atividades desenvolvidas., bem como na elaboração e simulação da oficina a ser aplicada em sala de aula com seus alunos.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

    BRASIL, Ministério de Educação: Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, Caderno de Teoria e Prática - TP 3; Secretaria de Educação Básica 2008




Nenhum comentário:

Postar um comentário