PLANEJAMENTO DO ENCONTRO DO GESTAR II – AULA INAUGURAL
DATA: 18 DE MAIO DE 2009
PROFESSORA-FORMADORA: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
COORDENADORA MUNICIPAL: Zildiley Moreira da Silva
OBJETIVOS:
- Informar a comunidade escolar, em especial, aos professores de Língua Portuguesa e Matemática sobre o GESTAR II no município;
- Apresentar, através do Guia Geral, o GESTAR II, sua importância para a escola e alunos de sexto ao nono ano;
- Discutir, junto aos professores, os objetivos, propostas e metas do GESTAR II;
- Distribuir os Kits oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação e o material do GESTAR para os professores;
- Explicar sobre o dever de casa e pedir para que os professores-cursistas leiam as unidades 09 e 10 para serem discutidas no próximo encontro.
METODOLOGIAS:
- Uso de multimídia para a apresentação do GESTARII através do POWER POINT;
- Leitura compartilhada de uma reflexão;
- Exibição e discussão do vídeo O SABER E O SABOR;
- Apresentação do material do GESTAR;
- Discussão sobre o material;
- Encaminhamentos de estudo das unidades 09 e 10 para o próximo encontro.
AVALIAÇÃO:
- O encontro será avaliado continuamente, através da participação do professor-cursista nas discussões e interação nas atividades desenvolvidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL, Ministério de Educação: Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, Guia Geral, Secretaria de Educação Básica 2008

- PLANEJAMENTO DO 2º ENCONTRO DO GESTAR IIDISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDO: TP3, unidades 9 e 10
NÚMERO DE CURSISTAS:: 05
PROFESSORA-FORMADORA: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
COORDENADORA MUNICIPAL: Zildiley Moreira da Silva
OBJETIVOS:
- Assistir ao vídeo “ Ler devia ser proibido” para discutir a importância do ato de ler, compreender e utilizá-lo na sociocomunicação;
- Discutir sobre o nível de leitura em sala de aula fazendo um paralelo com a proposta do GESTAR;
- Estudar as unidades 9 e 10, identificando os diversos gêneros textuais, refletindo sobre as atividades do TP3;
- Analisar propostas de atividades do AAA, e escolher as que poderão ser aplicadas na sala de aula;
- Ler coletivamente o avançando na prática das seções 1, 2e 3 da unidade 10, analisando-os e fazendo a escolha para a execução na sala de aula;
- Elaborar planejamento para o desenvolvimento da oficina na sala de aula;
METODOLOGIA:
· Execução de vídeo;
· Leitura compartilhada;
· Point power com o conteúdo das unidades 9 e 10;
· Estudo dirigido;
· Atividades coletivas;
· Socialização de estudo;
· Aula expositiva e dialogada;
· Simulação de oficina.
AVALIAÇÃO:
- O encontro será avaliado continuamente, através da participação do professor-cursista nas discussões e interação nas atividades desenvolvidas., bem como na elaboração e simulação da oficina a ser aplicada em sala de aula com seus alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL, Ministério de Educação: Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, Caderno de Teoria e Prática - TP 3; Secretaria de Educação Básica 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário