MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

quinta-feira, 21 de maio de 2009



Local:
Natal –RN
Data: de 27 de abril a 01 de maio de 2009

FORMADOR: PROFESSOR RICARDO MOURA
Relatório dos dias de Formação da primeira etapa do GESTAR II
IDENTIFICAÇÃO: TPs 3, 4, e 5
Relativo ao TP 3: Unidades 09, 10, 11 e 12.
OBJETIVOS:
UNIDADE 09:
• Apresentar o Gestar II;
• Apresentar o texto em duas dimensões: como atuação social e como organização de informações;
• Relacionar gêneros literários e competência sociocomunicativa.
• Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;
• Conceituar e classificar os tipos textuais;
• Ajudar o professor a preparar atividades que levem seus alunos a reconhecer características de gêneros textuais com os quais já convivem.

UNIDADE 10:
• Distinguir as características de Gênero literário e não-literário;
• Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
• Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: Cordel.

UNIDADE 11:
Caracterizar seqüências tipológicas narrativas, descritivas, injuntivas, preditivas, expositivas e argumentativas.


UNIDADE 12:

• Relacionar seqüências tipológicas à classificação de gêneros;

• Analisar seqüências tipológicas em gêneros textuais;
• Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro;
• Sistematizar o conhecimento sobre gênero textual.

IDENTIFICAÇÃO: TP 4
UNIDADES: 13, 14, 15 e 16.

OBJETIVOS
UNIDADE 13:
• Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano;
• Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional;
• Destacar as diferenças entre fala e escrita.

UNIDADE 14:

• Reconhecer texto e leitor como criadores de significados;
• Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
• Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.

UNIDADE 15:

• Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
• Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
• Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.

UNIDADE 16:

• Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
• Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;

IDENTIFICAÇÃO: TP5

UNIDADES: 17, 18, 19 E 20

OBJETIVOS

UNIDADE 17:
• Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
• Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra.
UNIDADE 18:
• Caracterizar a coerência na interrelação entre textos verbais e não verbais;
• Verificar como se constrói a coerência nos textos.

UNIDADE 19:

• Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto;
• Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto.

UNIDADE 20:

• Analisar mecanismos de coesão referencial e seqüencial.
: Estilo, coesão e coerência.
• Fatores de Intertextualidade.

METODOLOGIAS:

• Leitura compartilhada;
• Estudo dirigido de textos;
• Audiovisual: Pawer Point
• Discussão envolvendo os temas estudados.
• Estudo do AAA 5 realização de atividades.
• Realização da oficina do TP 5
• Produção de uma história, a partir de gravuras.

AVALIAÇÃO:

• Avaliação da 1ª etapa da formação.
• Informes gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário