MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

sexta-feira, 22 de maio de 2009

O que me constitui Professora?

Cada trabalho realizado é um aprendizado. Cinqüenta e dois anos de vida, trinta e dois anos lecionando no ensino fundamental e médio. Quantas disciplinas; perdi a conta, mas lembro muito bem as duas: Língua Portuguesa e Ensino Religioso porque me tocaram, me ensinando a ver a vida, a ver o mundo. Desafios: já enfrentei inúmeros, porém não gosto de desistir, ao contrário, são eles que me fazem crescer e enfrentar os medos, as dificuldades e as ante críticas. Engraçado, não? Ante críticas (existe)? Para mim, sim. São aquelas pessoas que não fazem e não aceitam que você faça. Convivi com várias. Acho até que são elas também que me deram força para lutar.

Assim, preciso relatar como me constituí professora: terminando o Magistério fui convidada para lecionar na cidade de Coronel João Pessoa - RN, a qual resido hoje, pois necessitavam de pessoas qualificadas para fundarem uma Escola de Ensino Fundamental maior. Iniciei o trabalho com duas turmas uma quarta e uma quinta séries, a primeira com 48 alunos e a segunda com quarenta e dois, seguindo o meu percurso, lecionei por vários anos no primeiro e segundo graus (Magistério). Também fiz graduação em Pedagogia, uma Pós-graduação em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio ao mesmo tempo em que lecionava. Já tive diversos momentos felizes nessa carreira tão árdua, mas abraçada com amor e vocação, o mais intenso se deu quando lecionando Língua Portuguesa no Ensino Médio, uma aluna foi classificada em um concurso de Redação lançado pela Secretaria Estadual de Educação com o tema “PAZ NA ESCOLA: CONSTRUINDO UM BRASIL CIDADÃO”, concorrendo com mais de cem escolas. Fomos homenageados pela XV DIRED em Pau dos Ferros – RN, em Natal pela Governadora Vilma de Farias e ganhamos uma viagem a Brasília. Para mim, foi motivo de muita alegria ver o meu trabalho reconhecido.

O que me constitui professora ainda, é ver os meus alunos seguirem seus caminhos e mais tarde agradecerem com carinho pela contribuição dada, isso me faz esquecer as dificuldades e revigora o meu espírito como educadora, é me sentir feliz vendo que estou colaborando para a felicidade de outras pessoas, é ainda, poder sentir a alegria de ter amigos, colegas, pessoas que lutam por dias melhores e por um Brasil mais humano, justo, igualitário, solidário capaz de exercer a sua cidadania plena.

Sempre tenho alguns convites para assumir algumas tarefas que não estão dentro do meu contexto profissional, como por exemplo, esse: Professora-formadora do Programa GESTAR II no município, digo isso porque sou funcionária do Estado, aceitei. Foi um dos melhores convites, porque o trabalho com o GESTAR está me fazendo enxergar a verdadeira metodologia, inovadora, interativa e participativa. Foi um grande presente, por isso não meço esforços para acompanhar, colaborar e visitar os professores-cursistas e os alunos., desempenhando não só o papel de professora-formadora, mas de orientadora e companheira de todos que fazem cada escola.

Gosto de estudar, pesquisar, ler, mesmo que seja um livro de literatura infanto-juvenil e essa leitura tem me ajudado muito nessa minha nova trilha do saber: GESTAR II, possibilitando mais criatividade e dinamismo no momento de trabalhar oficinas ou atividades.

Tenho certeza de que o GESTAR fará o meu crescimento cultural fluir com mais e melhor vigor regado pelas informações contidas em cada TP repletas de novidades e de uma pedagogia libertadora e transformadora capaz de construir mundos iluminados pelo conhecimento amplo da leitura e da produção social e humana, E O MEU SER SERÁ MAIS FRATERNO E FELIZ PORQUE TUDO TEM, EM ESPECIAL, O AMOR A DEUS!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário