MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

sábado, 8 de maio de 2010

Terceiro Encontro - 2010

Universidade de Brasília - UnB

Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada

Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Profa. Zildiler Moreira da Silva

Formador - UnB: Profª Zenaide Dias
Formadora Municipal: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
Estado: RN Município: Cel. João Pessoa
Nº. de cursistas: 05 (cinco) cursistas
Mês de referência:
Abril 2010

“Em quase todas as tarefas relativas às formas há milhares de elementos que por vontade humana são forçados a trabalhar em harmonia. Só pela arte se pode alcançar essa harmonia.” (Alvar Aalto)

Este encontro realizou-se dia 12 de Abril, na sala do GESTAR, na Secretaria Municipal de Educação, das 7:30 as 11:30 da manhã, com o objetivo de socializar a Oficina elaborada no encontro anterior e desenvolvida na sala de aula pelos professores cursistas junto aos alunos, mostrando o desempenho, interesse e participação de todos, e ainda, discussão sobre as atividades do AAA trabalhadas na sala de aula.

O 1°: Texto reflexivo: mostrando como podemos viver com arte e levar essa nova vida para a sala de aula. Que tal experimentar?


Após a leitura cada um comentou o texto e sua importância na vida cotidiana e como auxilia no trabalho com aluno se bem refletida e compreendida, trazendo a ambos mais força, vontade e curiosidade de conhecer a arte do viver e enriquecer a de ensinar e aprender.

O 2°: Socialização da Oficina trabalhada;

Os professores cursistas relataram o trabalho desenvolvido com os alunos e apresentaram alguns quadros produzidos em sala de aula, como também o retrato das biografias dos artistas, e músicas que foram reescritas ou parodiadas pelos alunos. Falaram da exposição das atividades realizadas e da criatividade dos alunos no desempenho de suas tarefas. Notou-se que professores e alunos estão redescobrindo a arte: a arte de viver, de trabalhar, de relatar, de criar, de ver e de apreciar o que antes, talvez não fosse bem definido para ambos.

O 3°: Relato das Atividades de Apoio a Aprendizagem:

Após a socialização da oficina, continuamos o encontro com depoimentos e troca de informações sobre as AAA que foram trabalhadas em sala de aula, discutindo-se a aceitação e o empenho dos alunos em realizá-las, buscando respostas eficazes e claras em cada questão, contextualizando os conteúdos que estão sendo estudados, fortalecendo assim, o conhecimento, excluindo a forma fragmentada de aprendizagem, construindo uma base sólida à luz do conhecimento prévio, valorizando a aprendizagem existente e ampliando-a de maneira significativa.

O 4°: O Desenvolvimento da Oficina 4, unidade 8:

Seguindo o roteiro proposto pelo TP, foi realizada a oficina pelos cursistas em que os mesmos trocaram experiência e vivenciaram cada etapa estrategicamente, expondo seus pontos de vista, sugerindo, criticando, refletindo e/ou analisando as situações simuladas durante todo desempenho da atividade.

O 5°: concluindo o encontro....

O estudo foi muito interessante e proveitoso tendo em vista a efetiva participação dos professores cursistas nos estudos e atividades propostas, enfatizando a importância da arte na vida escolar do aluno, pois desde que o homem existe, ele tenta explicar-se e explicar o mundo. Ao fazer desenhos nas paredes das cavernas, ou ao criar mitos, o homem primitivo procurava desvendar os mistérios da natureza e atuar sobre ela. Essa busca de explicações acompanha o ser humano até hoje: o que somos, de onde viemos, para onde vamos, que relação temos com o outro e com a natureza são questões recorrentes na vida de cada um, desde a sua infância.

O ser humano procura respostas a essas indagações de várias formas: observando, pensando, experimentando, entrando em contato com o outro.

Quando procuramos aproximar-nos de uma obra de arte, queremos encontrar na fala de um outro que consideramos especial uma sintonia que nos permita refletir sobre o mundo, entender nosso lugar nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário