MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

terça-feira, 6 de abril de 2010

GESTAR II - 1° ENCONTRO - 2010


Universidade de Brasília - UnB

Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada

Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Profa. Zildiler Moreira da Silva

Formador - UnB: Profª Zenaide Dias
Formadora Municipal: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
Estado: RN Município: Cel. João Pessoa
Nº. de cursistas: 05 (cinco) cursistas
Mês de referência: março 2010

Oi! Vamos recomeçar o trabalho com o GESTAR II, estudando o TP 2 que trata da Análise Linguística e Análise Literária. Sejam bem vindos ao nosso PRIMEIRO ENCONTRO DE 2010

Nesse recomeço o nosso primeiro encontro foi realizado dia 14 de março, na sala do GESTAR II, na Secretaria Municipal de Educação, de sete as onze horas e trinta minutos, tendo como objetivo estudar as unidades 05, 06, 07 e 08 sendo desenvolvido a partir dos pontos:

O 1°: Texto para ser lido e discutido por todos e refletido com à luz da nossa prática educativa;

O 2°: Estudar cada seção das unidades, discutindo e realizando em equipe as atividades;

O 3°: discutir e escolher dentro do Avançando na Prática, a Oficina que será desenvolvida em sala de aula pelos professores-cursistas:

O 4°: concluindo o encontro....

Por ser o dia nacional da poesia, desejei as boas vindas aos professores-cursistas com uma das minhas composições, homenageando esse gênero tão maravilhoso que nos deixa sonhar, sonhar, realizar...

A Poesia

Bem vindos caros colegas

Como é bom vê-los aqui

Com muita garra e coragem

Vamos agora prosseguir

O trabalho com o GESTAR

Para logo concluir.


Que dia especial

Pra esse nosso recomeço

Dia nacional da poesia

Importante, reconheço

A ela e aos poetas

Eis aqui o meu apreço.


Fazer poesia é fácil

Você pode ou não rimar

Com histórias e romances

O importante é despertar

O interesse do leitor

Para bem apreciar


Poesia é como a vida

Nasce sempre do amor

É momento de inspiração

Daquele que se diz autor

Dos versos e estrofes escritas

Com ou sem muito humor!


Chorando se poetisa

Sorrindo também se rima

Cantando se faz poema

Dançando este, se anima

Uma geração inteira

Elevando a auto estima


Viver com felicidade

Nos dar mais motivação

De produzir poesias

Com alma e coração

Mas quem sofre também escreve

As mágoas da solidão


Da palavra se faz verso

Do verso se faz a rima

Da rima vem a estrofe

Que com muita graça combina

Formando um todo poético

Para quem ler e estima!


Após a declamação da poesia, falou-se um pouco sobre as avaliações de entrada e os resultados obtidos com elas nas salas de aula. Em seguida lemos o texto reflexivo, fazendo referencias e comentários a respeito da nossa vida cotidiana e profissional.

O 1°: Texto para ser lido e discutido por todos e refletido com à luz da nossa prática educativa:

Regras para se tornar humano

1)Você receberá um corpo. Poderá amá-lo ou odiá-lo, mas ele será seu todo o tempo.

2) Você aprenderá lições. Você está matriculado numa escola informal de tempo integral chamada Vida. A cada dia, terá oportunidade de aprender lições. Você poderá amá-las ou considerá-las idiotas e irrelevantes.
3) Não há erros, apenas lições. O crescimento é um processo de ensaio e erro, de experimentação. Os experimentos 'mal sucedidos' são parte do processo, assim como experimentos que, em última análise, funcionam.
4) Cada lição é repetida até ser aprendida. Ela será apresentada à você sob várias formas. Quando você a tiver aprendido, passará para a próxima.
5) Aprender lições é uma tarefa sem fim. Não há nenhuma parte da vida que não contenha lições. Se você está vivo, há lições a serem aprendidas e ensinadas.

6) 'Lá' só será melhor que 'aqui', quando o seu 'lá' se tornar um'aqui', você simplesmente terá um outro 'lá' que novamente parecerá melhor que 'aqui'.

7) Os outros são apenas espelhos. Você não pode amar ou odiar alguma coisa em outra pessoa, a menos que ela reflita algo que você ame ou deteste em você mesmo.

8) O que você faz da sua vida é problema seu. Você tem todas as ferramentas e recursos de que precisa. O que você faz com eles não é da conta de ninguém. A escolha é sua.

9) As respostas para as questões da vida estão dentro de você. Você só precisa olhar, ouvir e confiar.

10) Você se esquecerá de tudo isso.. e ainda assim, você se lembrará.

O 2°: Estudar cada seção das unidades, discutindo e realizando em equipe as atividades:

Em equipe e a partir da explanação através dos slides, foi realizado o estudo dirigido e dialogado das unidades 05 e 06, tendo em vista enfocar bem os objetivos de cada seção, fazendo definições e apresentando diferença entre os tipos de gramática, o estudo e a internalização da mesma na vida das pessoas dentro e fora da escola. Durante o estudo os professores-cursistas opinaram sobre o estudo da gramática na sala de aula, defendendo a gramática descritiva, em que o aluno aprende fazendo e o professor orienta sem corrigir de forma “trágica”, condenando o erro ou louvando o acerto. Na unidade 06, o estudo ocorreu com debates e diálogo sobre a frase e sua organização, a partir do texto do TP, enfatizando a fala do aluno e vivência do mesmo no cotidiano de sala de aula.

O 3°: discutir e escolher dentro do Avançando na Prática, a Oficina que será desenvolvida em sala de aula pelos professores-cursistas:

Após a leitura dos Avançando na prática da unidade 6, os professores-cursistas optaram pela realização das atividades do AAA, visto que já estavam trabalhando o mesmo conteúdo em sala de aula, podendo assim enriquecer a metodologia e o trabalho escrito na sala de aula de forma coletiva e ao mesmo tempo, com criatividade e dinamismo. A oficina do Avançando na Prática ficaria após o término do TP. Assim, em grupo os professores-cursistas escolheram as atividades a serem realizadas partindo de discussão e análise das mesmas.

O 4°: concluindo o encontro....

O estudo foi bastante proveitoso, porque as discussões permearam conteúdos programáticos de sala de aula, levando a uma maior motivação para o desenvolvimento dos mesmos. Notou-se que o GESTAR II continua bem influente na vida e no trabalho de cada professor e que as atividades estão sendo bem trabalhadas com o aluno, e ainda que, os professores se sentem bem mais corajosos, atuantes e dinâmicos, demonstrando maior reciprocidade no ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário