MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

sábado, 10 de abril de 2010

Segundo Encontro - TP 2


Universidade de Brasília - UnB

Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada

Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Profa. Zildiler Moreira da Silva

Formador - UnB: Profª Zenaide Dias
Formadora Municipal: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
Estado: RN Município: Cel. João Pessoa
Nº. de cursistas: 05 (cinco) cursistas
Mês de referência:
março 2010

Segundo Encontro

O segundo encontro realizou-se no dia 22 de março, na sala do GESTAR, localizada na Secretaria Municipal de Educação com duração de quatro horas, tendo início as sete e trinta e término as onze horas e trinta minutos. Esse encontro teve como objetivo estudar e discutir as unidades 07 e 08, que tratam da: A arte: formas e função e Linguagem Figurada, mostrando como a arte entra na vida do ser humano e como se insere na sua sobrevivência humana e social. O encontro foi realizado a partir dos pontos:

O 1°: Texto reflexivo mostrando como a vida pode ser alegre, cheia de arte:

O 2°: Estudar cada seção das unidades 07 e 08, discutindo e realizando em equipe as atividades;

O 3°: Discutir e escolher dentro do Avançando na Prática, a Oficina que será desenvolvida em sala de aula pelos professores-cursistas:

O 4°: Concluindo o encontro....

O texto apresentado em forma de slide, nos faz perceber o que temos, o que somos e o que fazer para conservar ou retificar o que se perdeu no tempo e na história de vida e de profissional:

O 1°: Texto reflexivo mostrando como a vida pode ser alegre, cheia de arte:

Olha no teu jardim

OLHA no teu jardim as rosas entreabertas,e nunca as pétalas caídas;OBSERVA em teu caminho a distância vencida e nunca o que falta ainda;
GUARDA do teu olhar os brilhos de alegria e nunca as névoas de tristezas;
RETÉM da tua voz risadas e canções e nunca os teus gemidos;
CONSERVA em teus ouvidos as palavras de amor e nunca as de ódio;
GRAVA em tua pupila o nascer das auroras e nunca os teus poentes;
CONSERVA no teu rosto as linhas do sorriso e nunca os sulcos do teu pranto;
CONTA aos homens o azul das tuas primaveras e nunca as tempestades do verão;
GUARDA da tua face apenas as carícias, esquece as bofetadas;
CONSERVA de teus pés os passos retos e puros, esquece os transviados;
GUARDA de tuas mãos as flores que ofertaram, esquece os espinhos que ficaram; De teus lábios

CONSERVA as mensagens bondosas, esquece as maldições;
RELEMBRA com prazer as tuas escaladas, esquece o prazer fútil das descidas;
RELEMBRA os dias em que foste água limpa, esquece as horas em que foste brejo;
CONTA e mostra as medalhas das tuas vitórias, esquece as cicatrizes das derrotas;
OLHA de frente o sol que existe em tua vida, esquece a sombra que fica atrás;
A flor que desabrocha é bem mais importante do que mil pétalas caídas;
E só um olhar de amor pode levar consigo calor para aquecer muitos invernos;
A bondade é mais forte em nós e dura muito mais do que o mal que nós mesmos praticamos;
Seja OTIMISTA, e não te esqueças de que...
É NO FUNDO DA NOITE SEM LUAR QUE BRILHAM MUITO MAIS AS ESTRELAS!!

Após a leitura e reflexão do texto, foi realizada uma análise das atividades do AAA trabalhadas em sala de aula, a qual foi bem aceita, tendo em vista a participação dos alunos na realização das mesmas e que estavam de acordo com os conteúdos programáticos para o primeiro bimestre, sendo assim, uma metodologia a mais no desenvolvimento das aulas de forma dinâmica e criativa tendo em vista uma aprendizagem mais eficaz.

O 2°: Estudar cada seção das unidades 07 e 08, discutindo e realizando em equipe as atividades:

Esse momento de estudo os professores-cursistas, realizaram em equipe, fazendo uma leitura dirigida e ao mesmo tempo dialogada, colocando os pontos mais interessantes e de suma relevância no trabalho de sala de aula. Em se tratando de arte, pensou-se em explorar o potencial de cada aluno tanto na produção oral como escrita, no desenho, canto e interpretação através das dramatizações, oportunizando as equipes de sala mostrar os talentos e interagir mais uns com os outros, havendo uma participação mais efetiva nos estudos e atividades trabalhadas. Dentro de todo esse contexto, discutiu-se as atividades planejadas no TP das unidades em estudo, identificando características e eventuais propostas de se unir a arte a língua portuguesa interdisciplinando de forma lúdica e criativa as aulas e os conteúdos planejados objetivando uma melhor aprendizagem.

O 3°: Discutir e escolher dentro do Avançando na Prática, a Oficina que será desenvolvida em sala de aula pelos professores-cursistas:

Antes do estudo e escolha da oficina, os professores-cursistas discutiram as atividades do AAA e escolheram duas de cada seção, de acordo com a necessidade de sua turma, havendo uma diversidade de escolha, visto que, os mesmos levaram em conta as particularidades de seus alunos em relação ao conhecimento prévio, desenvolvimento em sala de aula e conteúdo trabalhado. Em seguida foram lidos e discutidos todos os Avançando na Prática da unidade 08, mas as mesmas não atendiam as necessidades dos alunos, então juntos adaptaram uma Oficina ficando assim planejada:

PLANEJAMENTO DA OFICINA DO TP 2

1- Levar para os alunos diversas pinturas de pintores estrangeiros e brasileiros: Picasso, Da Vinci, Tarsila do Amaral;

2- Descrever as imagens e dar opinião sobre elas, oralmente;

3- Produção de texto com base nas observações das pinturas;

4- Pedir aos alunos para lerem suas produções;

5- Levar a biografia do autor e a sinopse dos quadros (pinturas);

6- Produzir ou resumir a biografia e a sinopse da pintura ou quadro;

7- Ouvir, cantar, refletir e analisar a música Fantasia de Chico Buarque de Holanda;

8- Ilustrar com desenhos a música, criando um quadro;

9- Fazer exposição dos quadros na sala de aula.

O 4°: Concluindo o encontro....

Com esse encontro podemos perceber a preocupação dos professores-cursistas em relação a aprendizagem dos alunos, tendo em vista o estudo, as discussões e análise dos temas e as abordagens das atividades, ficando assim evidenciado que o objetivo maior é com o ensino-aprendizagem e com a participação efetiva, como também a interação professor-aluno e aluno-aluno para que o trabalho possa ter resultados positivos não só quantitativo, mas qualitativamente, eis o mais importante. E concluindo...

A Educação

Alguém diz que a educação

Vem do berço, é um fato

Mas só aquela que trazemos

É muito pouca, eu acho

Por isso defendo a escola

Que é principal artefato

A escola é o lugar

Que dar continuidade

Do que aprendemos em casa

Com muita naturalidade

Esclarecendo as dúvidas

E tanta ansiedade

Na escola se aprende

A viver a cidadania

Praticar a liberdade

Usar a democracia

Lutar pelos seus direitos

Com maior soberania

Ter respeito e ser respeitado

Trabalhar no coletivo

Amar e educar

É o maior objetivo

Do educador e do educando

Havendo assim um equilíbrio

Cada um com seu valor

Lutando por educação

Justa, plena, democrática

Com muita dedicação

Tornando-se portadores

De uma grande união

Edileusa Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário