MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

sábado, 18 de julho de 2009

Quinto Encontro do Gestar II

Universidade de Brasília - UnB

Decanato de Extensão - DEX

Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada

Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Profa. Zildiler Moreira da Silva

Formador - UnB: Prof. Ricardo
Formadora Municipal: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
Estado: RN Município: Cel. João Pessoa
Nº de cursistas: 05 (cinco) cursistas
Mês de referência: Julho/2009

RELATÓRIO DO QUINTO ENCONTRO – GESTAR II

Não só de informações do livro didático vive o aluno, mas de todas as oficinas do Gestar II.

Reunimos-nos no dia 13 de julho, das 7:30 as 11:30, na Secretaria Municipal de Educação, mais precisamente na sala do GESTAR II para socializarmos a segunda oficina trabalhada pelos professores-cursistas nas suas salas de aula sobre TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA.

Iniciamos com um texto:“Duas Moscas” que nos oportunizou uma breve reflexão sobre o nosso trabalho com o Programa e o desenvolvimento das oficinas, retratando as dificuldades e desafios enfrentados, seja por parte dos alunos em relação as deficiências na leitura e escrita, seja na falta de apoio pedagógico da escola na realização das mesmas, como também na falta de companheirismo ou resistência no momento de mudanças para um melhor empreendimento escolar (aprendizagem). Em seguida, cada professor socializou como foi desenvolvida sua oficina, as dificuldades, a aceitação, enfim, os pontos positivos e negativos, havendo assim uma troca de informações importantes para se repensar, e, se necessário modificar a metodologia utilizada no trabalho que ainda virá.

Como eu havia estado em todas as oficinas trabalhadas coloquei alguns pontos que precisam melhorar, mas também parabenizei os professores pelo trabalho e empenho na atividade desenvolvida, porque os trabalhos em equipe nas salas de aula foram muito bons. Os alunos mostraram-se interessados, trocaram idéias surgindo variados temas, como: bolo para um mundo melhor,para um casamento feliz, Creme da Unidade, Medicamento para uma educação de qualidade, um novo jeito de ver Chapeuzinho Vermelho, paródias e algumas propagandas baseadas em versículos da Bíblia, entre outros. Junto a Coordenadora Zildiley conversamos sobre a falta de apoio pedagógico em algumas escolas, ouvindo também a insatisfação dos professores-cursistas tentando acolher e buscar possíveis soluções para que o trabalho possa ser realizado com mais sucesso, envolvendo todos os segmentos da escola por se tratar de conteúdos vividos e vivenciados no cotidiano escolar e social.

Quanto aos professores-cursistas, estes demonstram sempre muito interesse por cada unidade estudada tratando cada seção e suas atividades como essenciais subsídios na sua vivência docente. Não porque não trabalhavam os conteúdos, mas a roupagem nova do trabalho, aceitando a proposta como inovadora e transformadora no ensino-aprendizagem.

No segundo momento do nosso encontro, conversamos um pouco sobre Letramento utilizando a introdução da unidade 13 do TP4, surgindo discussão e, ao mesmo tempo, despertando a curiosidade para o estudo das duas unidades 13 e 14, as quais serão trabalhadas no dia 27 do corrente.

Podemos não estar fazendo bem, mas estamos procurando fazer o melhor, estudando, discutindo, analisando, pesquisando e descobrindo o novo, pois vivemos numa sociedade de informação em que todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. Não se trata de dar receitas, porque as situações vivenciadas na sala de aula são muito diversificadas. É importante que cada professor-cursista encontre o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, a comunicar-se bem, ensinar bem ajudar os alunos a que aprendam melhor. É interessante diversificar as formas de dar aula, de realizar as oficinas e de avaliar com um olhar crítico construtivo todo o trabalho realizado. Vale a pena, ainda, descobrir as competências dos alunos que temos em cada classe, que contribuições podem dar ao nosso Programa Gestar. Procurando sempre motivá-los para aprender, para avançar, para a importância da sua participação e de sua aprendizagem.

(Abaixo, algumas fotos da realização da Oficina: Transposição Didática)





Olhe a criatividade dos alunos da Profa. Marinete!


A concentração dos alunos do Prof. Johnnys.

A garra da Profa. Laninha com seus alunos.

A dedicação da Profa. Altaides com seus alunos.

3 comentários:

  1. Edileuza, querida!
    Parabéns pelo magnífico trabalho que vem desenvolvendo.
    Também estamos realizando as oficinas e as expectativas em relação ao Gestar II são muito positivas, apesar do pouco tempo que dispomos para realizá-las.
    Adorei visitar o seu blog. Tão logo consiga concluir o meu, farei com o maior orgulho, parte dos seus membros seguidores.
    Um forte abraço,
    Madeleine Aquino.

    ResponderExcluir
  2. Tendo em vista essa organização das políticas educacionais brasileiras e os grandes programas de subsidio a educação nacional que já vieram trazer suas melhorias para a formação docente, o Gestar II sem duvidas é um divisor de águas nessa concepção de programas de Extensão para melhoria da educação básica nacional.
    Com um novo arranjo educacional com metodologias inovadoras o Gestar vem inovar as praticas educacionais. Como não poderia deixar de ressaltar aqui nesse breve pensamento, que nós professores que estamos fazendo o Gestar de Língua Portuguesa estamos de parabéns, pela disciplina e assiduidade com os encontros e com os estudos. A nossa tutora Edileusa está de parabéns pelo compromisso que está tendo com a formação dos educadores no programa. Ela demonstra um amor admirável pelo programa, que é perceptível a todos nós professores cursistas. Então só tenho a agradecer os colegas: Jaciro, Althaides, Lanynha, Marinete e a formadora Edileusa, pelos agradáveis encontros, que estão sendo todos os dias mais produtivos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Edileuza pela luta e o incentivo que têm nos oferecido!

    ResponderExcluir