MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Extensão - DEX
Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Profa. Zildiler Moreira da Silva
Formador - UnB: Prof. Ricardo
Formadora Municipal: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
Estado: RN Município: Cel. João Pessoa
Nº de cursistas: 05 (cinco) cursistas
Mês de referência: Junho/2009

TERCEIRO ENCONTRO
"Na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.” (Rubem Alves)

O nosso terceiro encontro realizou-se no dia 17 de junho, das 7:30 às 11:30, na sala do GESTAR II, na Secretaria Municipal de Educação. Iniciamos com a reflexão: Vida Passageira, que mostra exatamente a nossa correria do dia-a-dia e nossa falta de “tempo” para percebermos a importância da vida e os valores que estão a nossa volta. Discutimos sobre a mesma, contextualizando ao momento que estamos vivendo em sala de aula com o GESTAR, transpondo a sua importância para o nosso trabalho. Em seguida, partilhamos a prática da Oficina “Literatura de Cordel”, trabalhada por todos os professores-cursistas, seguindo as etapas abaixo, em que cada professor:
1ª fez um relato sobre o desenvolvimento da oficina com a sua turma, mostrando como trabalhou a literatura de Cordel, desde a introdução até a produção dos alunos, de forma bem criativa e produtiva, como também a aprendizagem dos mesmos;
2ª: apresentou as produções de seus alunos através de fotos e slides para os demais colegas, socializando assim, a oficina;
3ª: partilhou suas dúvidas e discutiu sobre as mesmas, como também os objetivos alcançados com o trabalho elaborado e executado, mostrando, ainda, a satisfação em tê-lo realizado.
Após os relatos, como formadora da turma e tendo participado das oficinas de cada professor-cursista, também teci comentários a respeito do trabalho desenvolvido, o que me deixou muito satisfeita com a realização e os resultados obtidos, os quais passo a citá-los, durante a minha visita: o estudo da biografia de alguns cordelistas, como: Patativa do Assaré, José Pinto (Norte-Riograndense), João Cabral de Melo Neto, etc.,; leitura de vários cordéis, produção de cordéis pelos alunos, trabalho artístico de xilogravuras, interpretações, dramatizações, como: Proezas de João Grilo de Patativa do Assaré e Vida e Morte Severina de João Cabral de Melo Neto, paródias e letras musicadas. Todos com a participação ativa dos alunos, os quais foram registrados através de fotos (anexos).
Terminando a discussão e considerações sobre a oficina, realizamos juntos as atividades propostas da Oficina da unidade 10, como também a atividade da letra musicada MULHER NOVA, BONITA E CARINHOSA, FAZ O HOMEM GEMER SEM SENTIR DOR, a qual foi muito participada e serviu como subsidio para a continuidade do trabalho em outras turmas as quais os professores trabalham. Este encontro foi muito proveitoso, visto que os professores mostraram-se comprometidos e interessados em realizar as tarefas propostas tanto de estudo como de oficinas, concretizando as palavras de Paulo Coelho: “ A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante”. E com todo esse interesse, definimos o estudo das unidades 11 e 12 e agendamos o quarto encontro para o dia 24 de junho.
Sentimos que apesar de algumas dificuldades e falta de apoio em algumas escolas por parte da equipe pedagógica, os professores-cursistas estão gostando do curso e estão aplicando as atividades nas suas salas de aula, mesmo as que não são propostas, porque ao lerem estão descobrindo-as como rico subsídio em seu trabalho educacional.
O GESTAR oportuniza
O professor inovar
O aluno produzir
A escolar transformar
É uma linguagem diferente
Todos querem experimentar

A oficina trabalhada
Foi muito interessante
O cordel fluiu na sala
Com temas bem importantes
Arraia, amor, escola.
Que são sem dúvida relevantes

Patativa do Assaré
Foi bastante estudado
Valorizamos também
Os daqui de nosso estado
Como Zé Pinto e Lino
Que estão ficando afamados.

Cada escola produziu
Cordéis de grande valia
Mostrando que o Gestar
Era tudo que se queria
Para melhorar a leitura
Que tanto se debatia

É importante frisar
Dentro desse pequeno contexto
Interesse dos cursistas
Lutando pra fazer bem feito
Entre versos e estrofes
Uma série de cordéis
Surgindo rimas perfeitas
Anexadas às letras



Um comentário:

  1. AMIGA!!! Quanta criatividade!!! as oficinas foram muito envolventes.
    Abração... Ana Juralice.

    ResponderExcluir