MARIANA ESTER - MINHA NETA

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quarta-feira, 2 de setembro de 2009

RELATÓRIO DO OITAVO ENCONTRO – GESTAR II
LÍNGUA PORTUGUESA

"A leitura é um dos últimos recantos da liberdade intelectual.
Quem lê cria tanto ou mais que o autor.
Com a imaginação solta,

o leitor elabora mentalmente os cenários,
compõe o perfil dos personagens, interpreta diálogos,
identifica afinidades pessoais e vive, a seu modo,
o prazer e a infinitude das emoções potencialmente contidas no texto.
Quem lê não recebe imagens prontas, coloridas, acabadas.
Tem de construí-las pelo processo do entendimento e interpretação".


Mais um encontro realizado! Foi neste dia 25 de Agosto na Secretaria Municipal de Educação, mais precisamente na sala do GESTAR II, das sete e trinta às onze horas e trinta minutos, com uma duração de quatro horas, para estudarmos as unidades 15 e 16 do TP 4, distribuído em quatro momentos:
O 1°: Texto para ser lido e discutido por todos;
O 2°: Estudar cada seção das unidades, discutindo e realizando em equipe as atividades;
O 3°: discutir e escolher dentro do Avançando na Prática, a Oficina que será desenvolvida em sala de aula pelos professores-cursistas;
0 4°: planejar da Oficina e elaborar o cronograma de visita e socialização da mesma;
O 5°: Concluindo...


O nosso encontro, como sempre, iniciou-se com um boas vindas e breve relato das tarefas dos professores-cursistas em suas escolas como o trabalho, as dificuldades, resultados alcançados, etc. em seguida, lemos um texto de Madre Tereza de Calcutá como incentivo para cada um tanto na vida como no trabalho.

O 1°: Texto para ser lido e discutido por todos:


Ao lerem o texto, os cursistas perceberam uma pequena estranheza que mais tarde iríamos comparar com o da unidade 15 seção 2: Camping, ambos com frases que não fazem parte do texto. Depois de lido, houve uma boa discussão mostrando a importância de fazer o melhor apesar de se encontrar entraves ou do não reconhecimento do trabalho realizado, mas os alunos é o nosso alvo e por eles temos a obrigação de trabalhar com compromisso e com dignidade.

O 2°: Estudar cada seção das unidades, discutindo e realizando em equipe as atividades:

Iniciamos o estudo da unidade 15: Mergulho no texto - e ao longo do mesmo fomos descobrindo a sua essência para a formação de um leitor assíduo e crítico e a sua importância para se trabalhar em sala aula, haja visto as necessidades de leitura e interpretação, e a valorização do ato de ler nas escolas. Cada seção foi discutida e realizada as atividades propostas oportunizando o professor-cursista opinar e trocar experiências inovando ou reformulando sua prática à luz das orientações do TP estudado.
Na unidade 16 os cursistas perceberam que a leitura e a escrita são formas de comunicação e que leva o aluno a adquirir novos conhecimentos, transformando aqueles que já possue, comunicando o que pensa e conhece sobre o mundo aos demais, aprendendo assim, a desenvolver a leitura e a escrita de acordo com os diversos contextos em que vive. As atividades dessa unidade foram bastante debatidas e analisadas, no sentido de identificar a importância da intertextualidade temática na Língua Portuguesa e a exploração do imaginário na produção textual, fazendo com que o aluno possa viajar em meio às palavras e idéias que darão margem a diversos textos e contextos a serem estudados.
Vale salientar que à medida que o professor-cursista estava lendo, debatendo as seções já em grupo realizava as atividades ou socializavam as que trouxeram feitas em casa.

O 3°: discutir e escolher dentro do Avançando na Prática, a Oficina que será desenvolvida em sala de aula pelos professores-cursistas:

Após o estudo, juntos leram com mais atenção o Avançando na Prática da unidade par e escolheram para realizar na sala de aula de acordo com o nível da turma a da Seção 3 por se tratar de uma temática interessante em que o aluno terá a possibilidade de pesquisar, estudar e produzir textos enriquecendo os seus conhecimentos, como também aprofundar os gêneros textuais, e ainda discutir conteúdos significativos abrindo caminhos para que o mesmo possa se tornar o escritor mais eficiente oferecendo os meios necessários para atingir a dimensão sociocomunicativa e cidadã.

0 4°: planejar da Oficina e elaborar o cronograma de visita e socialização da mesma:

Em grupo, os professores-cursistas planejaram a Oficina e apresentaram de forma simulada demonstrando interesse e preocupação com o bom desempenho da mesma na sala de aula, tendo em vista que a referida Oficina tem uma diversidade temática abrangente propiciando a intertextualidade, que muitas vezes não é entendida pelos outros professores de quem não recebem nenhuma contribuição pedagógica, somente no GESTAR comigo. Porém, segundo eles, isso não é motivo para desanimar e nesse clima de motivação foi elaborado o cronograma de visitas e socialização da oficina, pois será desenvolvida dentro do período normal de aulas semanais, com a intervenção do professor-cursista de acordo com o que está exposto no TP.

O 5°: Concluindo...

Quando tomamos consciência da importância de se trabalhar melhor com aluno, nos tornamos capazes de produzir, de planejar e de estudar para oferecer uma informação mais precisa e uma formação mais sólida. Os encontros do GESTAR tem tido esse objetivo, pois os professores-cursistas não medem esforços para participarem assiduamente, mesmo os que moram distantes e têm dificuldades de se deslocar para a cidade. É uma troca muito gostosa que estamos fazendo. Não é fácil, O GESTAR é muito exigente, requer muito estudo e muita dedicação, há muitos desafios a se enfrentar, mas vamos caminhando, porque se não andarmos não alcançaremos nunca os nossos objetivos. Esse caminho é repleto de questionamentos, reflexões, dúvidas e perguntas que não querem calar e precisam de respostas, mas como diz Augusto Cury: “O melhor mestre é o que gera uma fonte de perguntas em seus alunos e não o que é uma fonte de respostas prontas. As respostas prontas produzem servos; o questionamento, pensadores”.

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