Aquele amor sem egoísmo, sem cobrança, sem inveja.
Ame verdadeiramente,
Mesmo que algumas pessoas a quem você ama não lhe ame.
Acredite, há alguém que lhe ama, e supera todo amor humano.
Então não tenha medo de amar. Seja feliz!
Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Profa. Zildiler Moreira da Silva
Formador - UnB: Prof. Ricardo
Formadora Municipal: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
Estado: RN Município: Cel. João Pessoa
Nº de cursistas: 05 (cinco) cursistas
Mês de referência: Agosto/2009
LÍNGUA PORTUGUESA
1°: Um texto para um momento de reflexão;
2°: O relato de cada professor-cursista sobre o desenvolvimento da oficina na sala de aula;
3°: Considerações sobre o que foi exposto pelos professores-cursistas;
4°: conclusão e encaminhamento do estudo das unidades 15 e 16.
Vamos ao relato:
1°: Um texto para um momento de reflexão:
A leitura destes textos suscitou uma ampla discussão pelo teor do conteúdo e pela diversidade de temas abordados, os quais são de suma importância para o tratamento dos significados e processos de leitura que podem ser trabalhados em sala de aula, mostrando que o educador e a escola de mãos dadas caminham mais e melhor em relação a formação do aluno.
2°: O relato de cada professor-cursista sobre o desenvolvimento da oficina na sala de aula:
Após ouvi-los, fiz as interferências e também pude expor a minha opinião sobre a efetiva realização da Oficina, pois estivemos (eu e a coordenadora municipal do GESTAR) em todas as salas de aula para observar e participar da socialização da mesma que foi trabalhada durante uma semana para oportunizar o aluno a pesquisar e estudar os temas escolhidos por eles, os quais faço um breve relato:
• A Gripe Suína (H1N1) – histórico incluindo contágio, número de mortes, pesquisa, dados quantitativos através de gráficos e extensão da mesma usando mapas;
• A Cultura da Dança: Dança no Brasil – histórico, os tipos, a dança no nordeste destacando o forró, entrevista local para saber o gosto das pessoas e coreografia do forró Xote das Meninas com o grande Luiz Gonzaga;
• A Música no Brasil: história, tipos, destacando o forró, e o sertanejo, cartazes e músicas cantadas pelos grupos;
• Michael Jackson: Trajetória, musicas e danças, dublagens;
• Poesias, músicas e textos reflexivos sobre a Paz.
• Os Adolescentes e as Drogas: documentários, dramatizações;
• O Namoro na adolescência: dramatização e textos;
• Textos Bíblicos dramatizados;
• Textos sobre as Festas Juninas: danças, quadrilhas e ditos populares;
• O Esporte com destaque para o futebol e Futsal: histórico, e representações;
• O Planeta Terra e as questões ambientais: textos, paródias e cartazes.
• A História do Município: texto informativo, murais, fotos e entrevistas.
Vale salientar que todos os trabalhos foram muito proveitosos, a multidisciplinaridade favoreceu maior conhecimento ao aluno e este pode perceber que este conhecimento é universal e que a Língua Portuguesa é muito mais que um simples texto no livro didático e/ou gramática descontextualizada e sem sentido. As apresentações tiveram momentos especiais de brilho, de gesto de expressões não-verbais e verbais bem interpretadas e orientadas merecendo os parabéns dos que estavam ali presentes. Os professores-cursistas deram oportunidade aos alunos para a escolha dos temas de seus interesses, e, estes mostraram clareza do que queriam e fizeram da leitura, uma leitura verdadeiramente significativa.
3°: Considerações sobre o que foi exposto pelos professores-cursistas;
4°: conclusão e encaminhamento do estudo das unidades 15 e 16.
Ao concluir fizemos uma rápida introdução das unidades para serem estudadas em casa (15 e 16), deixando agendado o próximo encontro para o dia 25 do corrente.
Registramos alguns momentos da oficina. Que tal vermos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário