MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

terça-feira, 1 de setembro de 2009


Descubra dentro de você o amor,
Aquele amor sem egoísmo, sem cobrança, sem inveja.
Ame verdadeiramente,
Mesmo que algumas pessoas a quem você ama não lhe ame.
Acredite, há alguém que lhe ama, e supera todo amor humano.
Então não tenha medo de amar. Seja feliz!

Universidade de Brasília - UnB
Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Profa. Zildiler Moreira da Silva
Formador - UnB: Prof. Ricardo
Formadora Municipal: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
Estado: RN Município: Cel. João Pessoa

Nº de cursistas: 05 (cinco) cursistas
Mês de referência: Agosto/2009
RELATÓRIO DO SÉTIMO ENCONTRO – GESTAR II
LÍNGUA PORTUGUESA

Bem-vindos, a mais um encontro. Estivemos reunidos na Secretaria Municipal de Educação, na sala do GESTAR, no dia 17 de agosto, das oito às treze horas, cumprindo uma carga horária de cinco horas.
O objetivo deste encontro foi a socialização da oficina da seção 2, unidade 14 – TP 4, que trata da importância do letramento e produção textual, oportunizando o aluno produzir, recriar e/ou enriquecer seus conhecimentos, como também descobrir a interdisciplinaridade nas leituras, escolhendo e trabalhando textos de outras áreas do conhecimento, fazendo uma ligação significativa da leitura na vida escolar, cotidiana, dentro e fora da escola, internalizando gosto e sonhos formados e transformados pelo prazer de ler, fazendo sentido assim, a frase do grande Fernando Pessoa: "Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?"
O encontro foi realizado, vivenciando momentos:
1°: Um texto para um momento de reflexão;
2°: O relato de cada professor-cursista sobre o desenvolvimento da oficina na sala de aula;
3°: Considerações sobre o que foi exposto pelos professores-cursistas;
4°: conclusão e encaminhamento do estudo das unidades 15 e 16.

Vamos ao relato:
1°: Um texto para um momento de reflexão:
Iniciamos o encontro com alguns textos preparados em slides para reflexão e discussão.


A leitura destes textos suscitou uma ampla discussão pelo teor do conteúdo e pela diversidade de temas abordados, os quais são de suma importância para o tratamento dos significados e processos de leitura que podem ser trabalhados em sala de aula, mostrando que o educador e a escola de mãos dadas caminham mais e melhor em relação a formação do aluno.

2°: O relato de cada professor-cursista sobre o desenvolvimento da oficina na sala de aula:
Concluída a discussão sobre os textos, os professores-cursistas relataram como tinham desenvolvido o Avançando na Prática em suas salas de aula, os momentos de dificuldades e desafios enfrentados como também a participação e empenho dos alunos na realização dos trabalhos, conscientes de qualquer experiência é válida para melhorar os resultados obtidos e a vivência como sujeito produtor de cultura e de história.
Após ouvi-los, fiz as interferências e também pude expor a minha opinião sobre a efetiva realização da Oficina, pois estivemos (eu e a coordenadora municipal do GESTAR) em todas as salas de aula para observar e participar da socialização da mesma que foi trabalhada durante uma semana para oportunizar o aluno a pesquisar e estudar os temas escolhidos por eles, os quais faço um breve relato:
• A Gripe Suína (H1N1) – histórico incluindo contágio, número de mortes, pesquisa, dados quantitativos através de gráficos e extensão da mesma usando mapas;
• A Cultura da Dança: Dança no Brasil – histórico, os tipos, a dança no nordeste destacando o forró, entrevista local para saber o gosto das pessoas e coreografia do forró Xote das Meninas com o grande Luiz Gonzaga;
• A Música no Brasil: história, tipos, destacando o forró, e o sertanejo, cartazes e músicas cantadas pelos grupos;
• Michael Jackson: Trajetória, musicas e danças, dublagens;
• Poesias, músicas e textos reflexivos sobre a Paz.
• Os Adolescentes e as Drogas: documentários, dramatizações;
• O Namoro na adolescência: dramatização e textos;
• Textos Bíblicos dramatizados;
• Textos sobre as Festas Juninas: danças, quadrilhas e ditos populares;
• O Esporte com destaque para o futebol e Futsal: histórico, e representações;
• O Planeta Terra e as questões ambientais: textos, paródias e cartazes.
• A História do Município: texto informativo, murais, fotos e entrevistas.
Vale salientar que todos os trabalhos foram muito proveitosos, a multidisciplinaridade favoreceu maior conhecimento ao aluno e este pode perceber que este conhecimento é universal e que a Língua Portuguesa é muito mais que um simples texto no livro didático e/ou gramática descontextualizada e sem sentido. As apresentações tiveram momentos especiais de brilho, de gesto de expressões não-verbais e verbais bem interpretadas e orientadas merecendo os parabéns dos que estavam ali presentes. Os professores-cursistas deram oportunidade aos alunos para a escolha dos temas de seus interesses, e, estes mostraram clareza do que queriam e fizeram da leitura, uma leitura verdadeiramente significativa.

3°: Considerações sobre o que foi exposto pelos professores-cursistas;
Não podemos deixar relatar que são aplicadas nas salas de sexto ao nono ano as atividades do AAA e até o Avançando na Prática de unidades impares como parte integrante do planejamento bimestral. Foram citadas também questões fundamentais como as dificuldades enfrentadas e o tempo para desenvolver o trabalho, visto que no decorrer da Oficina houveram alguns imprevistos que atrasou a conclusão da mesma, deixando-os preocupados com relação ao cumprimento da carga horária. Entretanto, bem conscientes da importância do GESTAR para uma nova forma de trabalhar a Língua Portuguesa, onde o aluno aprende construindo, pesquisando, lendo com significado é motivo para, com muita disposição, continuar o estudo e a troca de experiências significativas porque "Qualquer aprendizado se tornará mais efetivo com as experiências, do que muitas teorias e conselhos massificados em vão, haja visto até que, uma experiência nova concluída, muitas vezes acaba derrubando velhas teorias."( Ivan Teorilang )

4°: conclusão e encaminhamento do estudo das unidades 15 e 16.
Este encontro teve um leve, mas delicioso sabor de quero mais. Os professores-cursistas tiraram dúvidas, trocaram experiências, socializaram seus trabalhos e procuraram vivenciar cada discussão, questão e opinião emitidas. Foi muito interessante, porque a gente sente que os mesmos vão se inteirando, diminuindo a sua timidez e deixando fluir o que realmente lhes interessam: trabalhar melhor e com mais segurança fazendo com que a escola abra as portas da gaiola e voe, voe alto para se libertar do marasmo e da acomodação, pois segundo Rubem Alves "Há escolas que são gaiolas, mas há escolas que são asas."
Ao concluir fizemos uma rápida introdução das unidades para serem estudadas em casa (15 e 16), deixando agendado o próximo encontro para o dia 25 do corrente.
Registramos alguns momentos da oficina. Que tal vermos!
O Trabalho da turma do Prof. Johnny


profa. Altaides e Laninha




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