MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

sábado, 12 de setembro de 2009

RELATÓRIO DO NONO ENCONTRO




Universidade de Brasília - UnB

Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada

Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Profa. Zildiler Moreira da Silva

Formador - UnB: Prof. Ricardo
Formadora Municipal: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
Estado: RN Município: Cel. João Pessoa
Nº de cursistas: 05 (cinco) cursistas
Mês de referência:Setembro/2009

RELATÓRIO DO NONO ENCONTRO – GESTAR II

LÍNGUA PORTUGUESA

Realizamos mais um encontro do GESTAR II no dia 04 de Setembro na sala do Gestar na Secretaria Municipal de Educação, com duração de quatro horas, tendo início as sete e trinta e terminando às onze horas trinta minutos com a finalidade de socializarmos a Oficina do Avançando na Prática da Seção 3 da unidade 16, TP4, realizada pelos professores-cursistas em suas respectivas salas de aula dividido em cinco momentos:

1°: Discussão sobre o conteúdo estudado nas unidades 15 e 16, tirando dúvidas, opinando e tecendo críticas a respeito das propostas do Avançando na prática;

2°: A socialização da oficina por parte de cada professor-cursista;

3°: O desenvolvimento da atividade da página 220 do TP 4;

4°: Avaliação da oficina quanto ao objetivo pretendido;

5°: Conclusão e apresentação das unidades 17 e 18 do TP5.

Iniciamos o nosso encontro, como sempre, com uma reflexão:

A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.

Mahatma Gandhi

Que apesar de pequena teve uma grande expressão de verdade e de oportunidade para uma discussão relevante sobre a vida dos animais e a dos homens na terra.

1°: Discussão sobre o conteúdo estudado nas unidades 15 e 16, tirando dúvidas, opinando e tecendo críticas a respeito das propostas do Avançando na prática:

Os professores-cursistas apresentaram algumas dúvidas em relação aos conteúdos trabalhados nas unidades citadas acima, gerando uma discussão que proveitosamente e em grupo puderam esclarecê-las além tecerem comentários e troca de experiências sugerindo novas opiniões para a realização dos trabalhos futuros relacionados aos AAS como também atividades do próprio livro-texto do aluno adaptando-as as propostas do GESTAR.

2°: A socialização da oficina por parte de cada professor-cursista:

Este momento foi oportuno para que cada um pudesse dizer como tinha aplicado a oficina desde a primeira aula até a socialização com toda turma, seguindo o planejado que foi elaborado no encontro passado esquematizado nos seguintes passos: conhecimento prévio sobre Ecologia, identificação do tipo de texto a ser lido para eles e por eles (científico), divisão da turma em duplas, estudo o gênero textual Cartão Postal e apresentação do mesmo, confecção de cartazes e/ou murais com animais em extinção, produção de cartões postais e de textos pelos alunos e a socialização das atividades. Alguns professores-cursistas enriqueceram o trabalho oportunizando o aluno a produzir paródias e encenar textos referentes ao tema, lembrando que todas as oficinas foram filmadas e editada como vídeo para que assistindo depois possamos detectar os erros e refletirmos sobre eles.

3°: O desenvolvimento da atividade da página 220 do TP 4:

Após a socialização da oficina, juntos desenvolvemos a atividade das páginas 220 e 221, a qual foi discutida e daptada e planejada para ser trabalhada na sala de aula de acordo com nível da turma, incluindo pesquisas, dramatização, leitura e produção textual.

4°: Avaliação da oficina quanto ao objetivo pretendido:

Observando e participando das discussões e da socialização da oficina em cada turma, percebe-se que os alunos gostaram de trabalhar o conteúdo proposto, visto que, a maioria se empenhou no desenvolvimento das atividades relacionadas, sendo que em algumas turmas fizeram mais do que o previsto, como encenações e paródias. A confecção dos cartões postais foi de suma importância porque possibilitou o aluno a conhecer mais uma forma de comunicação escrita em que o mesmo produziu o texto fantasiando uma viagem e o conhecimento do animal e suas características. É necessário registrar que essa criatividade não aconteceu em todas as turmas. Uma turma não realizou a atividade como foi elaborada e proposta deixando de produzir os textos e se negando a ler os poucos cartões elaborados por eles queixando-se de falta de tempo ou pouco conhecimento sobre o conteúdo trabalhado.

Nota-se que há professores-cursistas mais dedicados e comprometidos com o programa do que outros, apesar de estarmos em constante comunicação estudando, tirando dúvidas, apoiando e colaborando no desenvolvimento das oficinas tanto com material didático quanto com a nossa presença na sala de aula.

5°: Conclusão e apresentação das unidades 17 e 18 do TP5.

Expor os pontos positivos e negativos nesse trabalho se fez necessário, não para reprovar, mas com o objetivo de rever o que foi produzido e crescer na próxima oficina, mostrando mais compromisso e interação para que haja, de fato, aprendizagem sólida e significativa para o aluno. Em seguida foi feita a apresentação do TP 5, lendo a introdução e a apresentação das unidades do mesmo solicitando a leitura das unidades 17 e 18 em casa para um estudo mais detalhado no encontro seguinte.

Esse encontro foi muito proveitoso porque aos poucos fomos socializando o que fizemos e as dificuldades encontradas numa recíproca comunicação que certamente servirá para melhorar a prática de sala de aula e nascer uma postura educadora mais confiante e dinâmica, pois como afirma Rubem Alves: O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer. Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer...”

OBS: Vídeo da Oficina animais em extinção:

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