MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

RELATÓRIO DO DÉCIMO ENCONTRO

Universidade de Brasília - UnB

Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada

Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Profa. Zildiler Moreira da Silva

Formador - UnB: Prof. Ricardo
Formadora Municipal: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
Estado: RN Município: Cel. João Pessoa
Nº. de cursistas: 05 (cinco) cursistas
Mês de referência:Setembro/2009

RELATÓRIO DO DÉCIMO ENCONTRO – GESTAR II

LÍNGUA PORTUGUESA

Olá! Hoje estamos realizando o décimo encontro do GESTAR II. SEJAM BEM-VINDOS!!!!!!!!!!!!!!!!!


O décimo encontro do GESTAR, se realizou no dia 11 de setembro, das sete e trinta as onze e trinta horas, com duração de quatro horas e teve como objetivo estudar as unidades 17 e 18 do TP 5.

Como sempre, iniciamos o nosso encontro pontualmente e com essa pequena reflexão, que depois de lida foi comentada e dela extraímos algumas lições para a nossa vida como pessoa e como profissional. Em seguida lemos a pauta do mesmo assim distribuída:

1° momento: a reflexão; a qual já havíamos realizado.

2° momento: estudo das seções de cada unidade:

3° momento: ler, discutir, analisar e escolher dentre os Avançando na Prática da unidade 18 a ser aplicada na sala de aula;

4° momento: planejamento da Oficina e elaboração do calendário da socialização da mesma;

5° momento: concluindo o encontro...

Demos continuidade com o segundo momento:

2° momento: estudo das seções de cada unidade:

À medida que íamos lendo a seção, íamos discutindo e realizando as atividades referentes a mesma, incluindo algumas atividades do AAA que poderiam ser aplicadas em sala de aula. Na unidade 17, observamos a diversidade de estilos e o objetivo da estilística; estilística no nível fonético estudando os valores expressivos de natureza sonora; e no nível léxico, refletindo sobre os aspectos expressivos das palavras relacionadas aos seus componentes semânticos e morfológicos e ainda, a expressividade e estilo de acordo com o contexto sócio-historico, confrontando com outros estilos, inclusive de algumas pessoas do nosso meio. Na unidade 18, estudamos a coerência textual, procurando relacioná-la nas diversas situações textuais verbais e não-verbais, estabelecendo os sentidos em um texto, sempre discutindo as atividades das seções e tirando dúvidas quanto ao conteúdo, atividades e AAA, sugerindo adaptações à sala de aula.

3° momento: ler, discutir, analisar e escolher dentre os Avançando na Prática da unidade 18 a ser aplicada na sala de aula:

Após o estudo das unidades, foi lido e discutido com mais ênfase cada Avançando na Prática da unidade 18, que depois de analisadas, foi escolhida a da seção 1 por apresentar multiplicidade de experiências de mundo na construção de jogos como quebra-cabeças, oportunizando o aluno a desenvolver habilidades práticas, como também a produção textual envolvendo os elementos e estruturas lingüísticas coerentes observando a coerência textual e através dela obter maior prontidão para interpretar a continuidade de sentidos e o seu significado em relação aos contextos.

4° momento: planejamento da Oficina e elaboração do calendário da socialização da mesma:

Chegando ao consenso sobre a escolha da oficina a ser aplicada, juntos planejamos a mesma fazendo adaptações de acordo com nível dos alunos. Os professores-cursistas elaboraram e simularam na sala do GESTAR para melhor desempenhar o trabalho e tirar dúvidas nessa interação podendo assim, enriquecer a atividade proposta ou modificá-la caso seja necessário. Após a simulação e comentários, traçamos um cronograma para o desenvolvimento da referida oficina com o objetivo de poder ser acompanhada pelo professor formador. Combinamos, ainda, que o encontro para socialização da mesma acontecerá no dia 28 de setembro. Falamos um pouco também sobre o Projeto que os professores-cursistas estão elaborando de acordo com as exigências do GESTAR e decidimos nos encontrar no dia 17 para concluirmos e apresentarmos o mesmo, aproveitando para tecer críticas e opiniões sobre o trabalho elaborado.

5° momento: concluindo o encontro...

Com o compromisso de trabalharmos a oficina planejada, concluímos este encontro com a certeza de que o Programa GESTAR II proporciona uma melhor e mais rica aprendizagem não só para o aluno, mas também para o professor que aprende na troca de experiências vivenciadas e no estudo que é de suma importância para o desenvolvimento de sua prática pedagógica, pois a maior tarefa de um educador deve ser ler, estudar e provocar a consciência crítica, estimulando a arte da observação e da análise para fazer cada vez melhor.

Um comentário:

  1. Ótimo!!
    Bem detalhado!! O que o Ricardo achou??
    Espero que continue fazendo o ótimo trabalho que vem demonstrando até agora!!
    Abraços e até semana que vem!!

    ResponderExcluir