MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Quarto Encontro - 2ª Fase

Universidade de Brasília - UnB

Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada

Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Profa. Zildiler Moreira da Silva

Formador - UnB: Mestra Zenaide Dias

Formadora Municipal: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
Estado: RN Município: Cel. João Pessoa
Nº. de cursistas: 05 (cinco) cursistas
Mês de referência:novembro/2009


SEGUNDA FASE: QUARTO ENCONTRO


“Intertextualidade é como que a superposição de um texto literário a outro, ou a influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que, às vezes, provoca uma certa atualização ou modernização do primeiro texto.” (Renata da Silva de Barcellos)


O nosso encontro realizou-se no dia vinte e três de novembro na sala do GESTAR II, na Secretaria Municipal de Educação, das sete e trinta as onze horas e trinta minutos, com o objetivo de socializarmos a oficina planejada e executada da unidade 4 TP1, como também ler, discutir a analisar as Avaliações de Entrada do GESTAR e a possível aplicação no nono ano, e, ainda realizar estudo das páginas 172 e 173 do TP1 com vistas a elaborar e simular um pano de atividade de leituras. Como de costume, o encontro iniciou-se com uma reflexão.


pauta:


1° momento: Texto para reflexão;


2° momento: Socialização da oficina da unidade 4, TP 1;


3° momento: Estudo das avaliações de Entrada do nono ano, discussão sobre a mesma;


4° momento: leitura compartilhada, discussão e estudo em equipe da oficina nas páginas 172 e 173, elaboração de um plano de atividades de leitura e simulação de tarefas propostas no mesmo durante a socialização;


5° momento: concluindo o encontro...


DESENVOLVIMENTO:

1° momento: Texto para reflexão:


Deu-se inicio ao encontro com uma saudação aos professores-cursistas e com uma bela reflexão “ DEZ PALAVRAS” de Sophia H. C. Ferreira, contendo frases de otimismo, e ao mesmo tempo, de aprendizagem que levou a uma breve discussão em que os cursistas se identificavam ou aproveitavam como lição de vida e de vivencia em sala de aula no que diz respeito ao tratamento com o aluno e com os demais colegas de trabalho.





2° momento: Socialização da oficina da unidade 4, TP 1:


Nesse segundo momento, os professores socializaram o trabalho desenvolvido em sala de aula do Avançando na Prática da seção 3 da unidade 4, com modificações efetuadas de acordo com a escolha das obras e autores. Como professora-formadora, estive em todas as culminâncias da oficina e faço questão de descrever a socialização da mesma em cada sala de aula:

1- A professora-cursista Marineth, trabalhou a oficina com alunos do oitavo ano que escolheram a obra: CINDERELA, fazendo uma intertextualidade com história real vivida por famílias que ficam órfãs, criaram novos personagens e deram vida a estes na dramatização que realizaram com muita criatividade e produção maravilhosa.

2- O Professor-cursista Jhonnys optou junto aos seus alunos pelas obras de Valcyr Carrasco “Vida de Droga” e de Pedro Bandeira “A Droga da Obediência” trabalhando no sexto e sétimo ano. A apresentação foi muito bem desenvolvida, com muita empolgação e criatividade dos alunos que dramatizaram cenas comoventes e de grande significado para a idade deles, questionando o uso de drogas nas escolas e os meios para se combater ou pelo menos amenizar.

3- O professor-cursista Jaciro trabalhou no oitavo ano textos intercalados de Pedro Bandeira “O Fantástico Mistério de Feiurinha e “Os Cigarras e os FormigaS” de Maria Clara Machado, em que ambas as dramatizações permeou a intertextualidade de forma interessante e dinâmica, com muita produção e personagens criativos que dramatizaram com graça dando originalidade e realidade as cenas. Ao final da apresentação, a turma do sétimo ano dramatizou um trecho da obra de Ivan Jaf “O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL” usando muita criatividade tornando a cena muito real.

4- A professor-cursista Maria Almeida trabalhou na turma do oitavo ano com as obras: “O Fantástico Mistério de Feiurinha”, “O CASO DO ESPELHO” de Ricardo Azevedo e “DOIS CORAÇÕES E QUATRO SEGREDOS” DE Beto Andreta e Liliana Lacocca. Os textos foram trabalhados e apresentados com personagens bem definidos, as falas estavam bastante expressivas e as cenas muito bem elaboradas contendo todo conteúdo verbal e não-verbal. No final da apresentação da última obra citada, os personagens vivenciaram o casamento e coreografaram o música “ Não se vá” de Jane e Herondi.

5- A professora-cursista Altaides Paulina trabalhou no sexto ano com as obras: “DOIS CORAÇÕES E QUATRO SEGREDOS”, e “JUDAS EM SÁBADO DE ALELUIA” de Martins Pena. As obras foram apresentadas em forma de teatro, como as demais foram muito bem trabalhadas. Ao encenarem o texto “DOIS CORAÇÕES E QUATRO SEGREDOS”, utilizaram a maioria dos personagens, mas também criaram outros dando ênfase ao CASAMENTO DOS PEQUENOS BURGUESES, fazendo o contraste com o enredo do texto dramatizado e para concluir fizeram a coreografia deste último. O JUDAS EM SÁBADO DE ALELUIA foi bem apresentado, com personagens caracterizados com máscaras, meninas se transformaram em meninos desempenhando muito bem o papel, a aluna que fez o JUDAS estava muito bem caracterizada e se portou com tal. No encerramento das apresentações três alunos fizeram uma coreografia da música de Padre Fábio de Mello: “Certezas” que emocionou os presentes.

Todas as apresentações estavam bem ensaiadas, os alunos desenvolveram o tyrabalho com muita seriedade. Vale ressaltar que em todas as escolas e apresentações contamos com a presença da Secretária Municipal Sandra Fernandes e da Coordenadora Municipal do GESTAR II Zildiley Moreira, pessoas que estão nos apoiando desde o início em tudo que realizamos, as mesmas parabenizaram os professores e alunos pelo trabalho desenvolvido e lançaram propostas para a criação de grupos de teatros nas escolas.

Faz-se necessário registrar também que não foram só o estudo e apresentação das obras através de dramatizações e coreografias, trabalharam também a ficha de leitura que foi elaborada no encontro anterior pelos professores-cursistas (ver em outra janela) e que durante o preenchimento houveram muitas discussões para esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento.


3° momento: Estudo das avaliações de Entrada do nono ano, discussão sobre a mesma:

Apesar de só dois professores trabalharem com o nono ano, achou-se por bem ler, discutir e analisar as Avaliações de Entrada do GESTAR II e decidimos aplica-las, visto que no próximo ano essa turma não estará mais na escola para dar continuidade ao trabalho que pretendemos, mesmo depois de concluído, continuar desenvolvendo para melhorar o nível de leitura, escrita e produção textual dos alunos.


4° momento: leitura compartilhada, discussão e estudo em equipe da oficina nas páginas 172 e 173, elaboração de um plano de atividades de leitura e simulação de tarefas propostas no mesmo durante a socialização:


A partir do texto “LÍNGUA” fábula da Tradição Judaica, utilizamos uma dinâmica de grupo e fizemos o estudo do mesmo, houve discussão, os professores-cursistas colocaram o ponto de vista deles a respeito da mensagem do texto e elaboraram um plano de atividades de leitura com várias propostas e dentre as mesmas escolheram uma para a simulação, mas não havendo mais tempo disponível a mesma ficou para o encontro do dia dois de dezembro.


5° momento: concluindo o encontro...


O encontro foi muito bem participado, os professores-cursistas ao socializarem a oficina se posicionaram a respeito do trabalho do colega, ora elogiando, ora dando dicas para melhorar mostrando que a integração dos membros no trabalho coletivo é bem mais proveitoso e de melhor entendimento e eficácia para uma melhor aprendizagem. Durante a socialização, percebeu-se a preocupação do professorem querer dar o melhor. Na ótica das possibilidades de aprendizagem do alunado, pensa-se sempre em elevar a sua auto-estima, conhecimentos, valores, atitudes tentando encaminhá-lo para uma formação crítica e consciente. Podemos assim reafirmar que os professores-cursistas estão se empenhando cada vez mais para fazer um trabalho dinâmico, criativo e participativo e nesta unidade trabalharam muito bem com a intertextualidade que como afirma Antonieta Antunes: é a presença de outros textos e de outras vozes com os quais se dialoga o tempo todo, mesmo sem ter consciência disso, sendo enfocada sobretudo nas artes e nas interações humanas, e foi isso o que aconteceu nesta oficina trabalhada por eles na sala de aula. E concluindo... "Considero feliz aquele que quando se fala de êxito busca a resposta em seu trabalho." (autor desconhecido)




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