MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Planejamento 3° Encontro

SEGUNDA ETAPA DO GESTAR II

Universidade de Brasília - UnB

Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada

Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Profa. Zildiler Moreira da Silva

Formador - UnB: Mestra Zenaide Dias

Formadora Municipal: Edileusa Moreira da Silva Fernandes
Estado: RN Município: Cel. João Pessoa
Nº. de cursistas: 05 (cinco) cursistas
Mês de referência:novembro/2009


Planejamento do TERCEIRO encontro:


"Mas, o planejamento só é ético quando visa um crescimento que possa se traduzir em melhor qualidade da vida coletiva, um cenário melhor para a vida de todos, e só é democrático quando procura incorporar todos osenvolvidos no processo de planejar "(João Caramez).


OBJETIVOS:

  • Ler, refletir o vídeo “QUASE” de Luiz Fernando Veríssimo, constituindo uma unidade de informação e fazer comparações com o trabalho do GESTAR ,
  • Socializar a Oficina da unidade 2;
  • Discutir, junto aos professores, a oficina trabalhada fazendo uma revisão sobre o material estudado e posto em prática na sala de aula apontando resultados;
  • Realizar estudo e discussão da oficina 1 da unidade 2 em grupos pequenos e socializar o que foi estudado e discutido nos grupos menores
  • Ler, discutir, analisar e escolher O Avançando na Prática da Unidade 4;
  • Planejar e simular a oficina escolhida;
  • Elaborar cronograma de desenvolvimento e socialização da oficina na sala de aula de cada professor e em cada escola;
  • Realizar estudo e discussão dos Projetos elaborados pelos professores-cursistas vendo as possibilidades de tempo para o desenvolvimento dos mesmos.


METODOLOGIAS:

· Leitura compartilhada dos Projetos elaborados pelos professores-cursistas fazendo analise e discussão

dos mesmos;

· Discussão e socialização da oficina da unidade 2;

· Point power com texto reflexivo:

· Estudo dirigido;

· Atividades coletivas;

· Planejamento e simulação da Oficina da unidade 4;

· Elaboração do cronograma para o desenvolvimento e socialização da oficina na sala de aula de cada

professor por escola;


AVALIAÇÃO:

  • O encontro será avaliado continuamente, através da participação do professor-cursista nas discussões e interação nas atividades desenvolvidas., bem como na elaboração e simulação da oficina a ser aplicada em sala de aula com seus alunos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL, Ministério de Educação: Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, TP1, unidades 2 e 4; Secretaria de Educação Básica 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário