MARIANA ESTER - MINHA NETA

MARIANA ESTER - MINHA NETA

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

segunda fase do GESTAR II - RELATO DA FORMAÇÃO


SEGUNDA FASE DO GESTAR II

RELATOS DA SEMANA DE FORMAÇÃO

DATA: 21 À 25 DE SETEMBRO DE 2009

LOCAL: NATAL – RN

PROFESSORA: MESTRA ZENAIDE DIAS

ESTUDO DOS TPs: 1, 2 E 6

A segunda etapa de formação do GESTAR II realizou-se de 21 a 25 de setembro do ano em curso, em Natal – RN, mais especificamente no hotel Praia Mar, com a Professora Mestra Zenaide Dias que nos acolheu com alegria.

No primeiro dia fomos recepcionados com um café no salão do hotel com todas as turmas de Língua Portuguesa e Matemática, na oportunidade foi novamente apresentada a equipe formadora e houve uma bonita apresentação de uma coreografia por um grupo de danças. Em seguida fomos para a sala, a professora fez sua apresentação, pois não a conhecíamos, depois cada professor-formador se apresentou e socializou o seu trabalho com o GESTAR no seu município. Foi uma rica experiência, na qual trocamos informações, opinamos e buscamos concretizar os nossos anseios, amenizando nossas dúvidas.

Após a socialização a Mestra Zenaide teceu comentários parabenizando e incentivando o trabalho, mostrou orientações fundamentais para a confecção e organização do Portifólio que estamos construindo com os relatos do nosso trabalho. Seguindo seu planejamento, a mestra fez a pergunta: como trabalhar Língua Portuguesa; ouvindo e socializando as possíveis respostas, conhecimento prévio para o estudo do TP 1, mostrando as características da língua, variantes lingüísticas, discutindo as interrelações entre língua e cultura; os dialetos e os registros do Português, enriquecendo todo o conteúdo com o filme Cidade de Deus - Coroa do Imperador , partes 1 e 4, a partir desse, a mesma argumentou questões como dialetos, registro, norma culta, modalidades de língua, entre outros, aprofundando, ainda, esses pontos com o texto: NOIS MUDEMO, fazendo um paralelo entre o que lemos e o que escrevemos; mostrando que os valores tanto pessoais quanto dos grupos são constituídos historicamente porque expressam a cultura dessas pessoas ou grupos e dependem basicamente das experiências de vida do indivíduo e de seu grupo, ocorridos em determinada época e lugar.

No segundo dia - Continuando o estudo com o TP 1 foi discutido as características do texto literário como aquele que apresenta liberdade completa no uso das variantes da língua e vai criando limites e adequação de cada escolha do autor. Após as exposições dialogadas foi trabalhada a música “TROCANDO EM MIÚDOS” de Chico Buarque de Holanda, complementando o que já havia sido discutido. Depois foi realizada a atividade 11 da unidade 2: O CASAMENTO DOS PEQUENOS BURQUESES, discutindo a estrutura simples e repetitiva do poema e as ambigüidades fundamentais existentes, como também as variantes lingüísticas do texto literário. Foi feito um paralelo entre as letras das músicas Trocando em Miúdos e Assum Preto, enfatizando o uso da norma culta e/ou coloquial; o uso da gramática normativa como padrão; que não deve ser exigida ou trabalhada sem um significado ou contexto. Foi realizada uma leitura compartilhada da seção 1 da unidade 3, discutindo a importância do texto verbal e não verbal e da leitura como processo de atribuição de significados a qualquer linguagem. Foi realizada uma leitura do texto “Ampliando nossas Referencias” e em grupo foram analisadas atividades do AAA e socializadas para maior conhecimento do grupo.

A tarde iniciou-se o estudo com o TP 2 que trata da análise literária, tecendo considerações sobre o uso da gramática descritiva como processo de construção do conhecimento reflexivo. Foi realizada mais uma leitura compartilhada onde se discutiu a utilização da gramática identificando-a não como privilégio da norma culta, mas como um meio de busca de enriquecimento de um conhecimento prévio trazido pelo aluno para a sala e aula.

No terceiro dia continuando o estudo do TP 2, foi realizada uma leitura compartilhada do texto: “Ampliando nossas referências” da unidade 1, surgindo uma discussão sobre o ensino da gramática e seu tratamento funcional que trata a língua na situação de produção, contexto e sentido; a atividade referente ao texto com questões para compreensão e de cunho reflexivo através da socialização da mesma. O estudo das unidades, 4, e 5 se deu através de exposição dialogada e questionamentos. Na unidade 6: frase e sua organização,realizou-se a leitura do texto: “o Aluno Ideal” com uma rica discussão, além da realização das atividades 7, 11 e 12, que foram muito bem exploradas pela mestra com a participação de todos os professores-formadores. Houve uma pausa no estudo para apreciarmos o trabalho do poeta Antonio Francisco,autor de muitos cordéis, inclusive do livro “DEZ CORDÉIS NUM CORDEL SÓ” que presente nesse evento, mostrou o seu talento como repentista contribuindo para enriquecer o nosso conhecimento sobre a língua, dialetos e registro inseridos nos seus versos, já trabalhados durante o estudo. Ao retornamos a sala, o estudo continuou, desta vez sobre a ARTE, tema da unidade 7, discutindo a importância do papel, as características da linguagem “para termos clareza quanto ao poder da mesma num mundo marcado pela concorrência e pela luta no mercado de trabalho, cada vez mais ávido de informações.” na leitura compartilhada ARTE E FANTASIA” e na música “FANTASIA” de Chico Buarque, ficou muito bem esclarecido que quando nós vemos, lemos, ou pensamos em arte, devemos ter em mente a beleza, a estética, a criatividade, para definir o real do imaginário.

A tarde desse dia, assistimos ao filme: O CARTEIRO E O POETA, que retrata toda a subjetividade da arte, o qual gerou uma discussão que levou ao entendimento de que a arte é uma forma de conhecimento que está relacionado ao cotidiano humano, uma manifestação artística que se vive, mas muitas vezes não se percebe pela falta de conhecimento e internalização do belo.

Nessa tarde, ainda houve uma seção de leitura compartilhada do texto DONA INÀCIA, para a identificação das figuras de linguagem e outros recursos do texto literário que constitui uma condição estética, mostrando a beleza e a riqueza de linguagem. E para encerrar, em grupo, foi realizada uma análise das atividades do AAA e escolhida as mesmas que devem ser trabalhadas em sala de aula justificando a escolha mediante o que foi estudado e debatido.

No quarto dia, após a socialização das atividades do AAA,a mestra iniciou o estudo com o TP 6, uma continuidade do TP 5 trabalho na primeira fase do GESTAR, gêneros textuais, trabalhando agora a argumentação e a produção textual de forma planejada usando a escrita, a revisão e a edição, mostrando que os erros, as dificuldades com a memória e a atenção são pontos de negociação de significados que o professor utiliza para desenvolver atividades e sugerir saídas diferenciadas durante a escrita. Em seguida foram propostas várias tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras, tendo em vista o gosto e o estilo que o mesmo vive e segue.para enriquecer o conhecimento foi exibido filme “ESCRITORES DA LIBERDADE” que mostra de forma criativa atividades capazes de despertar no aluno o prazer e o valor da literatura e da produção textual , como também alguns valores que o adolescente cultiva, como a liberdade de expressão. Na unidade 22, foram apresentados elementos de reflexão e estratégias relacionadas ao planejamento de textos, e, na atividade 3 da seção 1 nos foi sugerido que escrevêssemos conforme as instruções escritas, para descobrirmos e introduzirmos mais conscientemente as partes de um texto argumentativo, para tanto foram desenvolvidas outras atividades que visavam levar cada um a refletir sobre seu próprio processo de planejamento relacionando-o com o objetivo da atividade de escrita e a condição sócio-comunicativa.

No quinto dia, foram socializadas as produções individuais de acordo com o planejamento e discutidas as concepções de mudança na produção textual, solicitando ao aluno um planejamento, revendo a prática de escrever, criar e analisar obras literárias para o nosso aluno. Houve, ainda, uma seção de estudo, analise e escolha de atividades do AAA, justificando e socializando a tarefa. Depois um vídeo com muito humor, para descontrair, mas também com uma figura de linguagem muito usada por todos: pleonasmo. A mestra Zenaide, teceu suas considerações a respeito da semana de formação e encerou a mesma com uma avaliação.

E agora: O que dizer? Foi maravilhoso, muito estudo, muita aprendizagem, muita troca de experiências e muitas dúvidas, claro! Porque quanto mais nos aprofundamos mais descobrimos necessidade que temos de buscar o novo, de enriquecer o que já temos, de inovar o que é preciso. Com o trabalho que fizemos durante a semana detectamos tudo isso. E as dúvidas são partes desse processo de busca e de crescimento. Parabéns Mestra Zenaide, VOCÊ é simplesmente uma EXCELENTE formadora (TUTORA)!!!!


Rimando também relata-se:

Chegamos segunda-feira

Na melhor das intenções

Pra continuar o estudo

Do GESTAR, mas indecisões

Aconteceram na entrada

Levando-nos pra outro lado

Sem termos outras opções



Ao entrarmos na sala

Notamos uma mudança

O Prof. Ricardo não veio

Mas a Zenaide nos alcança

Com grandes colocações

Essa troca foi perfeita

A turma dessa vez avança


E no primeiro momento

Se deu a socialização

Cada colega falou

Da realização

Do GESTAR com sua turma

Mostrando esse trabalho

Com muita satisfação


Depois que todos falaram

A mestra com atenção

Falou de blogs, portfólio ou e-mail.

Como importante sugestão

Pra documentar o trabalho

Feito com todo cuidado

E com muita dedicação



Estudamos o TP1

Tecendo considerações

Discutimos atividades

Apontando sugestões

O TP 2 complicou um pouco

Com a questão da gramática

Gerando boas discussões.


Assistimos alguns filmes

Vídeos de expressivo valor

Músicas que nos incentivaram

Pra trabalhar com humor

Despertando criatividade

E outras possibilidades

Na ação do professor.


TP 2 e TP 6

De igual valorização

O estudo da gramática

Descritiva e reflexão

Planejamento cuidadoso

Na produção de textos

Realizando a socialização


A turma interagiu

Durante todos os dias

Aqui e acolá conversando

E às vezes não atendia

A mestra chamava a atenção

Aí todos se calavam

Ouvindo o que a mesma dizia.


Mas, mestra paciência

Nós só estávamos socializando

A conversa paralela

Que estava atrapalhando

São angústias escondidas

Que à medida que falavas

Estavam em nós aflorando


Este encontro proveitoso

Mexeu com nossa cabeça

Dúvidas temos de montão

Deixe que os encontros aconteçam

Prepare-se para os e-mail

Solicitando ajuda

Para que bons resultados apareçam


Parabéns pelo trabalho

Realizado com amor

Você é uma grande mestra

Suas ações nos provou

Discussões e comentários

Feitos com enorme valor

De quem conhece o que diz

E fala o que ZENAIDE falou!!!



Um comentário:

  1. Muito bom, Edileusa! O relato em poesia ficou maravilhoso (em prosa também, é claro!)!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir